Um blog para os desesperados alunos do 11º, que nao tiveram tempo para ler o livro ou simplesmente para algum trabalho que seja necessa'rio =P ... so' eu pa ter paciencia pa 1a cena destas... Miss Bree...
Sábado, 29 de Março de 2008
Os Maias I

Os Maias

   A história  começa com a descriçao d'“O Ramalhete”  em Lisboa, mas que nada tem de fresco ou de campestre. O nome vem-lhe de um painel de azulejos com um ramo de girassóis, colocado onde deveria estar as armas da família.

     Afonso da Maia casou-se com Maria Eduarda Runa e deste casamento resultou apenas um filho - Pedro da Maia. Pedro teve uma educação tipicamente romântica, e era muito ligado à mãe. Após a sua morte ficou inconsolável, recuperando apenas quando conheceu Maria Monforte, com quem casou, apesar de Afonso não concordar. Deste casamento resultaram dois filhos: Maria Eduarda e Carlos Eduardo. Algum tempo depois, Maria Monforte apaixona-se por Tancredo (o sobrinho dos príncipes, fugido de Nápoles que Pedro fere acidentalmente numa caçada e acolhe em sua casa enquanto recupera) e foge com ele para Itália, levando consigo a filha, Maria Eduarda, a sua filha preferida. Quando sabe disto, Pedro, destroçado, leva Carlos para casa de Afonso, onde comete suicídio. Carlos fica na casa do avô, onde é educado à inglesa (tal como Afonso gostaria que Pedro tivesse sido criado) e cresce forte e saudável.

    Passam-se alguns anos e Carlos torna-se médico em Coimbra. Depois, muda-se para Lisboa, para o Ramalhete com o avô e abre um consultório e um laboratório, começando também a escrever um livro. O seu melhor amigo, João da Ega, que conheceu em Coimbra, muda-se também para Lisboa, para a Vila Balzac. Ega envolve-se com Raquel Cohen, uma mulher casada e faz tudo por ela. Carlos conhece Dâmaso Salcede, um homem que ele detestava mas que se mostra depois muito útil, e seu amigo. Envolve-se com a condessa de Gouvarinho. O marido de Raquel descobre o que Ega anda a fazer com a sua mulher e insulta-o. Ega exila-se em Celorico, na casa da mãe. Mais tarde vê uma mulher no Hotel Central, a Sra. Castro Gomes, casada e com uma filha, por quem se apaixona e passa a segui-la para a ver todos os dias e descobrir quem ela é. Descobre que Dâmaso é amigo da família, e que está interessado na Sra., e fica cheio de ciúmes. Um dia é chamado como médico para ver a filha da Sra. Castro Gomes e descobre que a menina se chama Rosa e a mãe Maria Eduarda. Com a doença da governanta, que gostou muito do médico, Carlos passa a ir todos os dias a casa de Maria Eduarda. Dâmaso partira para um funeral e o Sr. Castro Gomes me negócios para o Brasil e Maria Eduarda sozinha, aproxima-se de Carlos. Os dois apaixonam-se e os dois namoram em segredo. Carlos Compra a quinta dos olivais para Maria Eduarda e chamam-lhe a Toca, e é lá que se envolvem e namoram às escondidas de todos, e planeiam fugir e casar. Carlos acaba depois por descobrir que Maria lhe mentiu sobre o seu passado, pois Castro Gomes regressa e tendo recebido uma carta anónima a dizer que a mulher o traia com o Carlos da Maia (carta de Dâmaso), vem-lhe pedir contas, acabando por contar que Maria não é sua mulher nem Rosa é sua filha, que apenas paga a Maria para viver consigo. Carlos zanga-se com Maria Eduarda mas acabam por fazer as pazes e Carlos pede-a em casamento.

   Carlos mantem a historia em segredo não contando nada ao avô para não o magoar. O avô parte de férias para Santa Olávia. Dâmaso tenta humilhar Carlos, mas o plano sai-lhe furado e é ele que acaba humilhado. Dá-se um sarau na Trindade e Mr. De Guimarães, tio de Dâmaso que vive em Paris vem a Portugal tratar de uns assuntos e nesse sarau, fala com João de Ega, e dá-lhe uma caixa que diz ser para Carlos ou para a sua irmã Maria Eduarda, que Maria Monforte lhe entregara antes de morrer, e assim Ega percebe que Carlos é irmão de Maria Eduarda e passa-se. Vai falar com Vilaça, o procurador da família Maia e contam a Carlos toda a verdade sobre Maria Eduarda e entregam-lhe os papéis. Carlos fica chocado, e conta tudo a Afonso, excepto a parte de se ter envolvido com Maria. Apesar de saber tudo, Carlos continua a encontrar-se com Maria e a dormir com ele. Afonso da Maia sabe de tudo e acaba por morrer de desgosto.

   Desolado e sentindo-se culpado, Carlos parte para Santa Olávia e manda Ega falar com Maria Eduarda que lhe conta tudo e lhe pede para se ir embora para Paris, e chocada com tudo, Maria parte para sempre. Carlos decide viajar pelo mundo, levando consigo Ega, e vão a Londres, Nova York, Japão, China, regressando um ano depois. Carlos muda-se para Paris, para um apartamento, deixando Portugal. Passados dez anos Carlos regressa e sabe-se o final dos seus amigos, assim como o de Maria, que recusara a herança e ia agora casar. O romance acabava para sempre. Os amigos concluem que não vale a pena viver.


 




publicado por miss.bree às 01:20
link do post | Diz la' o q achas | Apanha-me,se conseguires
|

27 comentários:
De Lopes a 8 de Dezembro de 2008 às 20:29
Obrigadão! :D


De Luís Calejo a 22 de Fevereiro de 2010 às 23:18
Muito obrigado pelos resumos, muito úteis. Ao fim de 150 páginas estou cansado de ler pilhas de descrições....


De Matilde a 11 de Abril de 2010 às 20:35
Muito obrigada pelo site,
entendi muito bem a historiaa!
se nao fosses tu nao sei oke seria de mim
mt obrigda mesmoo! :'D


De Matilde a 11 de Abril de 2010 às 20:37
pelos resumos *


De Matilde a 11 de Abril de 2010 às 20:37
LY @


De Matilde a 11 de Abril de 2010 às 20:38
adoro - te @
beijaozao ..


De Claudia a 11 de Abril de 2010 às 20:39
MELHOR resumo de SEMPREEE <3
um obrigadinha bem grandinho :§


De Joao a 11 de Abril de 2010 às 20:41
tenho teste daqi a uma semana, e ja li os mais nananananananananananananananana :P
na~o preciso dos teus resumos, oh meu qerida :§
:P



De Matilde a 11 de Abril de 2010 às 20:44
Ohh, Joao isso e' contigo :P
mas estes resumos sao o MAXIMOO :'D
muito obrigada :'D


De Joao a 11 de Abril de 2010 às 20:47
hahaha, matilde, sua preguiçosa :P
e's mesmo uma tola, Td bem contg? e's de onde?


De Matilde a 11 de Abril de 2010 às 20:48
Sou de Lisboa, e tu' ?
tens q idade?


De Joao a 11 de Abril de 2010 às 20:50
awwww, sou de Lisboa tambem .
tenho 18 anos, e tu'?


De Matilde a 11 de Abril de 2010 às 20:52
HEHEHE, qe giroo!
eu tenho 17 anos :''D

P.S: HHAHAHA, isto aqi ficou um chat nosso :P
mas va', tenho qe ir, beijaaao para ti Joao , prazer em te conhecer.


De Joao a 11 de Abril de 2010 às 20:53
Pareces ser uma tipa bem fixe :D :P
beijinhos e boa sorte po teste ! :P!


De Matilde a 11 de Abril de 2010 às 20:55
ve^ pra' crer XP ehehe mas sim, obrigadinha :), tu tambe'm o pareces ser, TOLO!
:P


De Joao a 11 de Abril de 2010 às 20:56
naaaaah, eu nao sou nada fixe :P


De Matilde a 11 de Abril de 2010 às 20:56
Pois na~o (aa'
e nem pouco convencido ..
ehehe , e's fixe pa'


De Joao a 11 de Abril de 2010 às 20:58
Ohh' ja' qe o dizes.
thank U.
tens msn ? :§:§:§:§:§:§
:P


De Com vergonha de se pronunciar a 25 de Maio de 2011 às 19:11
Que zeca. A bater coro num blog.


De Some1ismadNow a 8 de Novembro de 2011 às 21:14
o que vale é que vêm para aqui engatar raparigas aww...


De Mariana a 13 de Abril de 2010 às 00:02
Obrigadíssimo, fantástico mesmo :DD

tenho amanha teste sobre os Maias wow


De Soraia a 22 de Maio de 2010 às 16:10
ISTO É O MELHOR!! :D
ainda bem que vim aqui parar !!


Comentar

Euzinha
pesquisa aqi q nao vais muito longe
 
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Os unicos posts

cronica des costumes

Teste de portugues

o meu resumo...

Livro "Os Maias"

Os Maias I

Os Maias II

Os Maias III

Os Maias IV

Os Maias V

Arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

tags

todas as tags

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds